Selo Bandeira Azul da Praia do Patacho é destaque na Feira dos Municípios Alagoanos

O Selo Bandeira Azul da Praia do Patacho foi tema de um importante debate durante a programação da Feira dos Municípios Alagoanos 2026, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos, consolidando Porto de Pedras como referência em turismo sustentável e conservação ambiental.

Com o tema “Case Bandeira Azul como indutor do desenvolvimento através do turismo sustentável”, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rêgo, apresentou as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo município que resultaram na certificação internacional da Praia do Patacho. O selo é concedido a destinos que atendem a rigorosos critérios ambientais, de segurança, acessibilidade e educação ambiental.

A temática também contou com a participação da bióloga Roberta Carvalho, representando a Costa dos Corais Convention, que destacou a importância do planejamento estratégico e regenerativo para que os municípios avancem na agenda da sustentabilidade.

Para a secretária Flávia Rêgo, o projeto Bandeira Azul vai além da preservação ambiental.

“O ordenamento do turismo e a conservação ambiental são trabalhados fortemente em Porto de Pedras, e o projeto Bandeira Azul oportuniza de irmos além da questão ambiental, envolvendo as pessoas, as comunidades, trazendo um valor enorme para o turismo e para a economia local. As pessoas buscam locais mais preservados para visitar, se instalar e investir. Todo esse trabalho do Município é certificado e faz parte de uma política contínua”, destacou.

Roberta Carvalho reforçou o papel estratégico da região no cenário turístico alagoano.

“A Costa dos Corais é o segundo polo turístico de Alagoas, e o Litoral Norte está inserido na maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil, a APA Costa dos Corais. As ações voltadas ao turismo regenerativo fortalecem o ecossistema e beneficiam diretamente as comunidades que sobrevivem e ajudam na preservação”, contextualizou.

Os trabalhos foram mediados pela jornalista e gerente de Comunicação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Zélia Cavalcante, que também já atuou como secretária de Turismo de Porto de Pedras. Durante sua passagem pela gestão municipal, Zélia foi responsável por iniciar uma série de ações estruturantes voltadas à proteção ambiental e à organização do turismo na região.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo