Em alusão ao Dia Mundial das Áreas Úmidas, a Prefeitura de Porto de Pedras promoveu, nesta segunda-feira (02), um mutirão de limpeza na praia do Centro, reforçando o compromisso do município com a preservação ambiental e a educação sustentável. A ação recebeu o nome de “Metamorfose Salgada” e contou com a participação integrada das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Educação.
Durante a iniciativa, foram recolhidos cerca de 80 quilos de resíduos sólidos que estavam espalhados pelo ambiente marinho e pela faixa de areia. Todo o material coletado terá um destino educativo e sustentável. Eles serão preparados e reutilizados em oficinas de artes e artesanato nas escolas da rede municipal de ensino.
A proposta é transformar o lixo retirado da natureza em ferramenta pedagógica, incentivando os alunos a refletirem sobre consumo consciente, reaproveitamento de materiais e preservação ambiental, por meio de atividades práticas e criativas.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rêgo, a ação vai além da limpeza da praia.
“O mutirão Metamorfose Salgada simboliza exatamente isso: transformar um problema ambiental em oportunidade de aprendizado. Retiramos resíduos que prejudicavam o ecossistema marinho e agora eles ganham um novo significado, sendo utilizados nas escolas para despertar nas crianças a consciência ambiental desde cedo”, destacou a secretária.